Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vale quanto Pesa

Nos idos anos setenta, Vale quanto pesa era uma marca de produtos de higiene, depois foi usada pelo Jo Soares e agora estou usando para medir o quanto valem ou pesam as amizades. Obviamente amizades nao podem ser medidas, nem deveriam. Mas sim o são. Dentro do que considero ponderável, a amizade não deveria ser medida pela quantidade de tempo delas e sim por sua intensidade. Obviamente que quanto mais tempo de relação, maior a quantidade de momentos intensos e mais abertura e comodidade se tem. Mas para mim, ao menos, não e assim.

Acredito que uma amizade densa e feita por pessoas densas e intensas. O que qualifico como pessoas densas e intensas: pessoas que sabem se doar de verdade para seus amigos, sem medo da dor, no primeiro momento em que se encontrou com elas.
Parto do principio, em relação a dor, que quando estamos em contato com ela estamos também crescendo, e a maioria das pessoas se nega a crescer. (crescer para mim é ser responsavel sem deixar seu lado criança amarrado num canto escuro)
Pessoas transparentes, precisas, pontuais, interessadas não somente em perguntar mas em prestar atenção nas respostas que você esta dando para não correr o risco de ter que repetir aquilo novamente, são uma raridade. As pessoas vivem no automatico, tratam os outros no automático - como exemplo fazem brincadeiras repetidas como numa receita de bolo, ou comentarios repetitivos, porque arrancaram risos de outros - porque ser criativo custa muito! Ter a noção exata de quem é seu interlocutor em cinco minutos de conversa e conseguir ser criativo e levar essa pessoa aos ceus e trabalhoso, quase uma arte. Presto muita atenção nos outros e consigo gostar muito de pessoas, e elas de mim. Digamos que eu ja me importei muito tempo comigo e me conheci, e agora fica muito facil decifrar os outros. Mas atencao a ciencia nao e so decifrar e sim dar a ele o que esta esperando.

Gosto de intensidade, de dedicação. Sem pressão obviamente. Hoje em dia e dificil, quase impossivel encontrar amigos que estejam ai com voce, que deem um poder de resposta . Mas notadamente aprendi algo bem interessante:
Nunca espere nada, comece a amizade com 100 pontos, se ao decorrer do tempo você vê que essa pessoa nao te da importância ou começa a perder pontinhos, afaste-se, fique longe, permita a pessoa sentir sua separação, e ver por ela própria se sente saudades. Sentindo, ela ligara ou ao menos vai pensar em você e lembrar dos momentos maravilhosos que teve ao seu lado. Porque como Fernando Pessoa escreveu: "Tudo vale a pena quando a pessoa não e pequena".

Procuro dentro de tudo o tempo todo ser amável, cordial e acho que as pessoas deveriam ser assim comigo: Troco meu lado bom por seu lado bom. E ouço, falo muito, meço, peso, as vezes ate julgo- quem sou eu para tal, mas assumo que julgo.quem não julga??- e critico porque não? E assim avalio uma amizade. Na verdade sempre deixo as pessoas no credito, e complicado para mim ficar numa posição de debito.

Nenhum comentário: