Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

BRIC-A-BRAC

BRIC- Brasil, Russia, India e China. Termo dado aos Paises em eterno desenvolvimento por um dos executivos tops da Goldman Sach's. Achei interessante o artigo da Folha traduzido do New York Times, onde escrevem os gurus da economia mundial que ate 2030 , a Asia sera detentora de 60% da economia mundial, dados que assustam ate um certo ponto, porque dizem que India e China estancam o crescimento ao sustentarem uma sociedade muito empobrecida e ao nao terem sua propria materia prima.

China, ao exemplo tem um problema insidente com as mafias na extraçao de elementos da tabela quimica de Mendeleiev, que nao lembramos o nome- sao os decoraveis para o vestibular e depois esquecidos e tornados meio insignificantes. Mas estes elementos hoje sao empregados para as mais novas tecnologias da industria de confecçao de turbinas para a energia aeloica.
As grandes empresas holandesas que se responsabilizam pela confecção, dizem que a postura dessas mafias chinesas não condizem com a proposta iluminada das empresas de energia aeolica.

Bem, saindo dessa porção asiatica e adentrando na estafada India, seu sistema de castas atrasa o Pais, mesmo tendo uma grande produçao de softwares e tecnologias de ponta que atraem compradores como Brasil. A Russia, sem muitas mençoes, parece seguir a mesma linha separada em classes sociais dispares.

Chegamos entao no B, B de Brasil, Brasil lindo e fulgurante, Pais da esperança e da materia-prima. Esperança para outros! Dizem por ai que ate as grandes empresas ambientalistas como o Greenpeace vem aqui para nos atrasar um pouco. Porque somente empresas estrangeiras e que praticam a sustentabilidade em grau de perfeicao, ganhando, por assim dizer, permissoes que as nossas empresas nacionais nao conseguem. Desde exploracao de um canto da Amazonia å proteçao do Cade para algumas associaçoes e desligamentos, mas nem valem a pena comentarios.

Na verdade, estamos ja tao vendidos e incorporados a Tratados Interamericanos e Internacionais que o BRIC acaba fazendo sentido mesmo e ao termo BRIC A BRAC=pequenos vasos e bibelos de decoração nas estantes dos G7 e de organizacoes AAA's.

Nenhum comentário: