Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Perdão e Auto-Perdão

Perdao e Auto-perdao:

Aprendemos desde crianças, qualquer que seja a religião, que o "Homem é imagem e semelhança de Deus", e que se fazemos algo fora do convencional ou nao cumprimos regras seremos castigados e punidos por DEUS. Deus e capaz de punir deser mau?

Partindo da premissa do : que é que é certo ou o que é errado? Qual e a regra imposta para que se julgue o que esta dentro do perdoável e o que é imperdoável?o que e aceitável ou não?

Pre-julgar e julgar alguém ou a si mesmo e depois de alguma ação se culpar : fere a auto-estima, e a partir dai repete-se sempre o mesmo círculo, como a cobra mordendo seu próprio rabo. Alimentando a falta de amor proprio e portanto falta de amor para com seus semelhantes.

Entramos em algo que se chama cobrança.“Sou perfeito portanto não erro, e não me permito errar”. So que dessa maneira não se vive livre, apenas se vive com culpa e viver com culpa e matar qualquer forma de expressão própria, é matar qualquer sentimento.
Proponho através deste texto falar da verdadeira liberdade de ser em nome do amor e não de libertinagens de tratar a vida e as pessoas.

Exemplo: Nao gostei de alguma atitude, envés de revidar quem me agrediu,positivo e sento ao seu lado e digo, olha eu nao gostei do que aconteceu isso me deixa mal.
Isto é usar a Inteligencia Emocional. Ou seja voce pode expressar seu sentimento de raiva com amor, sem aturdir ou rechaçar o outro, isso é ser livre.

Falo da Liberdade de ser, desde que não se magoem os outros e nem a si mesmo. Liberdade de amar a si mesmo e aos outros, sem culpa alguma. Dar e aceitar receber amor, compreensão,ajuda, iluminação. Se os sentimentos são bons porque não?

O perdão não deve ser pedido ao outro, e sim a si mesmo e se se agiu com agressividade ou desamor pelo próximo , procurar o porque de ter agido um padrão negativo e cuidá-lo para não repetí-lo.

Agir com inteligência emocional faz a simbiose tornar-se perfeita. Precisaremos cada vez mais pedir perdão e a nós e aos outros menos vezes, ou seja precisamos ser cada vez mais equilibrados.
O que chamo de equilíbrio perfeito é: a razão e emoção em comum acordo, o seu corpo se sentindo bem e saudável, e seu ser espiritual ou intuição em plena obra divina.

"Errare humanum est." Lucius Annaeus Seneca AD 65
Ivanna Fabiani

Nenhum comentário: